Patrícia Nazaré Barbosa

Pintura | gravura | desenho


 

Patrícia Nazaré Barbosa nasceu em 1974, em Santarém. Vive e trabalha em Lisboa.
Licenciada em Artes Plásticas – Pintura pela FBAUL (2000). Frequentou o Curso de Introdução às técnicas de Pintura e Desenho no Istituto per l’Arte e il Restauro Pallazzo Spinelli – Florença (1994) como bolseira do Instituto Italiano de Cultura (Lisboa) e participou no Workshop de Gravura orientado por Bartolomeu Cid dos Santos no Centro de Artes das Caldas da Rainha (1999). Expõe desde 1997.

 

Exposições (selecção) :
(individuais) ‘Yobit’, Galeria de Exposições da Biblioteca Municipal de Vila Franca de Xira (2010) ; ‘Verão’, Galeria 55, Santarém (2008) ; ‘Constructos’, Galeria São Bento, Lisboa (2008).
(colectivas) ‘Paisagem’, Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa (2017); ‘Mulheres Pintoras e Mulheres Pintadas’, Palácio Landal, Santarém (2016); com Paula Sousa Cardoso, Galeria 55, Santarém (2010) ;  ‘7º Prémio Amadeo de Souza-Cardoso’, Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, Amarante (2009) ; ‘atelier 39|93’, Palácio dos Marqueses da Praia e de Monforte, Loures (2009) ; ‘landscape’, Pavilhão 28 (Espaço Nova Cultura), Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (2008).

participação anual na ‘Abertura de Ateliês de Artista’ organizada pela Associação Castelo d’If desde 2010.

e-Mail: p.nazarebarbosa@gmail.com
blog : http://pnazarebarbosa.wordpress.com

 

Astrologia

 

Em 2007 iniciei o estudo da Astrologia – Curso de Formação Dinâmica em Astrologia no CEIA (Centro de Estudos e Inovação em Astrologia) com João Medeiros – e actualmente desenvolvo esta actividade em paralelo com a prática artística.

Desde 2009 que alio a prática da Astrologia ao estudo através de sessões individuais de aconselhamento astrológico em Lisboa e Santarém. Em 2010/2011 colaborei com o CEIA enquanto formadora do Nível I e II  do Curso de Formação Dinâmica em Astrologia, em Santarém. Promovi várias sessões gratuitas de ‘polaroids astrológicas’ (2010/2011/2012) e desenvolvi e apresentei o trabalho ‘Dançar os Elementos -uma viagem  ao som de música electrónica’ (2010 – CEIA). Em Maio 2010 criei o blog ‘raio de seda astrologia’ para divulgação e partilha do meu trabalho. Membro da Associação Portuguesa de Astrologia desde 2013, mantenho actividade em Lisboa, Santarém, Chaves e via Skype.

Aprofundo continuamente estudos e a prática de aconselhamento e tenho desenvolvido vertentes de investigação e criatividade nos quais a formação artística e a cultura visual se aliam às temáticas e técnicas astrológicas e à geometria sagrada. Destaco o projecto ‘Tempo Circular’ de onde surgiram a ‘Mandala Astrológica 2013’ e os ‘Calendários 4 Estações’ para 2014 e 2015 (desenvolvidos e editados em parceria com a Associação Portuguesa de Astrologia).

e-Mail: raio.de.seda@gmail.com
blog : http://raiodesedaastrologia.wordpress.com

 

Artesanato contemporâneo

 

Pix.it é a vertente artesanal do meu trabalho.

Iniciado em 2004, este projecto nasce do amor pela concepção e produção de acessórios com identidade própria, divertidos ou mágicos… costura e desenho aliam-se na criação de malas e bolsas. Objectos cuja função utilitária é transportar, acondicionar ou guardar algo de carácter pessoal, cujo sentido ou valor é importante para a vida e o dia-a-dia. Em 2011 foi retomado com as bolsas ‘stardust’ e ‘stardust-pi’ especialmente concebidas para oráculos e cristais.

blog : https://pnazarebarbosa.wordpress.com/projectos-criativos-creative-projects/pix-it-acessorios-artesanais/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: